The Girlie Show no Brasil comemora 20 anos

Uma paixão mundial chegava ao Brasil. Foi assim, há vinte anos, que Madonna era recebida pela primeira vez em nosso país para apresentar seu majestoso espetáculo The Girlie Show.

Numa época “analógica”, onde apenas o jornal, rádio e tv podiam dar informações, os fãs e imprensa se aglomeravam na rua onde Madonna estava hospedada (em SP ela ficou no antigo Caesar Park, na rua Augusta). O país parou para ver Madonna. Nunca antes uma artista pop atraiu tanta mídia e curiosidade. Todos queriam saber seus passos e o que iria fazer no país.

Sua popularidade estava ainda maior pelo lançamento, no ano anterior, do polêmico álbum Erotica, o livro Sex e o filme Corpo em Evidência. O alterego Dita fazia parte de todo esse enredo e que ao vivo seria visto através do The Girlie Show.

Durante o período que ficou no Brasil, Madonna era notícia em todos os jornais e programas de TV. A imprensa acompanhava 24h de sua estada. Ela até tentou circular, como ir a alguns restaurantes e até visitar o Corcovado no Rio de Janeiro (e que usou uma peruca preta para despistar) mas o alarde era sempre grande. A aglomeração em frente ao seu hotel era tão caótica que um esquema de policiamento teve de ser feito para melhorar o trânsito devido a quantidade de fãs, curiosos e imprensa que queriam qualquer informação sobre a diva pop. A movimentação de noite a fez revelar em entrevistas que mal conseguia dormir devido ao barulho.

The Girlie Show teve duas apresentações no país: no dia 03/Nov em São Paulo, que atraiu mais de 70 mil pessoas no Estádio do Morumbi, e 06/Nov no Rio de Janeiro, que teve o recorde de público em sua carreira até então, 120 mil pessoas que lotaram o Maracanã!

Uma turnê nunca vista antes, super produção com uma criativa e exclusiva engenharia de palco criada com a ajuda do irmão Christopher Ciccone, que mistura teatro, circo, dança e música. Madonna mostrava ali o ápice do seu domínio de palco e como consegue fazer como nenhuma outra cantora um espetáculo para ser visto, não apenas ouvido. Era a sua maior evolução num show após suas três turnês anteriores, como a Blond Ambition de 1990.

Antes de suas apresentações, um presente aos fãs (como faz até hoje): um ensaio aberto do show e que aproveitava para brincar com o público. Na época, trechos foram captados com exclusividade pelo extinto programa Aqui Agora.

No show, Madonna preparou surpresas ao publico brasileiro, como falar algumas frases em português (E aí? Como estão? Sou gostosa?, entre outras) além de cantar o clássico Garota de Ipanema e uma divertida canção chamando o público de Bunda Suja. Apareceu também enrolada na bandeira do Brasil, com a camisa da seleção e no Rio, vestiu a camisa do Flamengo. O público foi ao delírio e até hoje é um dos momentos mais marcantes dos fãs brasileiros.

Para comemorarmos os vinte anos dessa passagem do The Girlie Show no Brasil, uma recordação especial: o download do áudio em MP3 do show no Rio de Janeiro que foi transmitido na época ao vivo pela rádio Transamérica. CLIQUE AQUI

E abaixo, o registro em vídeo das principais matérias de TV sobre a passagem da Madonna pelo Brasil.

O comercial dos shows no Brasil:

Pôster, ingresso, display e copo personalizado:

Setlist

Intro
Erotica
Fever
Vogue
Rain / Just My Imagination
Express Yourself
Deeper and Deeper
Why’s It So Hard
In This Life
The Beast Within
Like a Virgin
Bye Bye Baby
I’m Going Bananas
La Isla Bonita
Holiday
Justify My Love
Everybody

Rumores davam conta de que a gravadora Warner lançaria nesse ano o registro do The Girlie Show em Bluray como comemoração dos 20 anos do show (relembre). Mas o projeto foi engavetado e infelizmente não existe mais possível data de lançamento.

O registro oficial existe apenas em DVD. Já tem o seu? Senão, compre já aqui!