Madonna anuncia ajuda a três projetos sociais em Detroit

Depois de uma visita à cidade na qual foi criada, e que disse estar incrivelmente inspirada ao ver os projetos de crescimento e desenvolvimento dos moradores, Madonna resolveu ajudar financeiramente três projetos sociais de Detroit.

Em comunicado oficial, diz que isso é “a primeira fase de um compromisso de longo prazo”. Três projetos escolhidos por ela são: Academia Juvenil de Boxe/Downtown Youth Boxing Gym, Detroit Achievement Academy e o Plano de Capacitação/Empowerment Plan. Segundo Madonna, são “organizações extraordinárias que já começaram a trazer esperança para mudar a cidade”.

“Eu estava profundamente inspirada pelos esforços de tantas pessoas que vi e conheci e que se dedicam a ajudar as crianças e adultos em Detroit para diminuir o ciclo da pobreza. Eu tenho visto os resultados, seu empenho e o trabalho árduo já realizado”, disse Madonna.

A cidade de Detroit decretou falência no ano passado pela impagável dívida de 18,5 bilhões de dólares. Os problemas começaram nos Anos 50, quando era conhecida por ser a principal produtora de veículos do país com as maiores fábricas automobilísticas, mas o esvaziamento industrial e a fuga da população, resultou ao longo de décadas numa cidade fantasma. Bairros inteiros estão desabitados, imensas áreas industriais viraram destroços, há constantes guerras raciais e de gangues e os serviços públicos estão perto do colapso.

“Era óbvio que eu tinha que me envolver e ser parte da solução para ajudar a Detroit se recuperar. Um pedaço do meu coração sempre estará em Detroit e sou humilde em voltar à minha comunidade”, completou Madonna.

Os valores da doação de Madonna não foram revelados, mas inclui:

• A “significativa doação” de uma nova instalação para a Academia Juvenil de Boxe, que ajuda 65 jovens.

• Equipamentos, materiais de arte e instrumentos musicais para a Detroit Achievement Academy, incluindo iPods, iPads e lousas inteligentes para as salas de aula.

• Financiamento para treinar três costureiras no Plano de Capacitação/Empowerment Plan, .

Madonna, que saiu de Michigan para Nova Iorque no final da adolescência para batalhar uma carreira na arte, tem feito visitas regulares na cidade, já que sua filha Lola Leon será estudante da Universidade de Michigan.

Abaixo, fotos de alguns dos projetos visitados por Madonna e publicados em seu Instagram:

madonnadetroit