Hollywood completa 11 anos de lançamento

Hollywood foi o segundo single lançado do álbum American Life e faz uma crítica à cidade do cinema. “Como um lugar que parece tão bom pode te magoar tanto?”, diz Madonna na letra sobre o lugar que é cheio de glamour, excentricidades mas que você fica preso e não consegue se libertar. “Estou de saco cheio com os conceitos de certo e errado”, enfatiza ela na letra. Na época, Madonna falou em entrevistas: “Essa música é como uma metáfora para mim. É a cidade dos sonhos e da superficialidade. É o lugar onde você realmente esquece as coisas interessantes da vida. Em Hollywood, você pode perder sua memória e sua visão do futuro. Você pode perder tudo, inclusive se perder nesse mundo.”

O vídeo foi dirigido por Jean Baptiste Mondino e faz uma referência às obras do fotógrafo Guy Burdin com seus diversos personagens. Na época, o filho do fotógrafo processou Madonna por não dar os devidos créditos e chegaram a um sigilosíssimo acordo. Curiosamente, o vídeo não existe no canal oficial da Madonna no Youtube, mas foi lançado na coletânea em vídeo Celebration.

Ao vivo, Madonna apresentou a canção em diversas ações promocionais do álbum, como o pocket show exclusivo que fez na MTV chamado On Stage & On the Record e a inesquecível performance é a do MTV Video Music Awards de 2003 com participação de Britney, Christina Aguilera e Missy Elliot e o épico beijo. Em turnê, Hollywood fez parte somente na Re-Invention Tour e apenas como uma passagem entre um bloco e outro, sem a presença de Madonna.

Relembre conosco!

Vídeo Remix com várias as várias versões produzidas para Hollywood e imagens inéditas do vídeo:

Versão ao vivo no pocket show MTV On Stage & On the Record:

Ao vivo na Re-Invention Tour:

A performance antológica no MTV Video Music Awards 2003:


Madonna - Hollywood