Álbum BEDTIME STORIES completa 20 Anos de lançamento

Foi no dia 25/outubro que Madonna lançava o seu sexto álbum de estúdio, Bedtime Stories um clássico que foi o responsável por “amenizar” a sua imagem super exposta com o álbum anterior, Erotica, e toda a fase sexualizada que ele proporcionou.

Com sua faceta de reinventar-se, Madonna estava decidida a trazer um som mais calmo, suave, mais rico em cordas e foi atrás do que começava a despontar na época: o estilo rhythm & blues. Deixou de lado o tom mais agressivo para uma musicalidade mais atraente e letras ainda mais biográficas. Para isso, chamou dois mestres na área, Babyface, Helle Hooper Dave Jam Hall e Dallas Austin e assim criaram as onze faixas do encantador álbum.

A abertura do álbum é com Survival, que já deixa claro que, apesar de parecer mais mansa, Madonna ainda fala o que pensa e diz que saiu do furação de críticas após Erotica: “Eu nunca serei um anjo, nem serei uma santa. Estou ocupada demais sobrevivendo…”

O primeiro single escolhido para impulsionar essa nova fase foi Secret. Com uma batida bem marcada e diferente de tudo o que já havia feito, chegou a terceira posição na Billboard e seu remix, criado pelo DJ Junior Vasquez, dominou as pistas de dança.

A escolha do segundo single foi certeira, a balada Take a Bow que fez Madonna conseguir mais um recorde: ficou por sete semanas consecutivas no primeiro lugar no Hot100 da Billboard, permanência de trinta semanas na parada e foi o seu décimo primeiro single na carreira a chegar ao primeiro lugar. Com o enorme sucesso e diversas indicacões de prêmios, Madonna cantou Take a Bow com Babyface, ao vivo pela única vez na carreira, no American Music Awards em 1995.

Human Nature veio em seguida e era a sua crítica aos críticos: “Ops, eu não abia que não podia falar sobre sexo. Eu não me arrependo, é a natureza humana. Eu não sou a sua vadia, não jogue a sua merda em mim”, dizia na letra.

A surreal história em Bedtime Story foi o início do flerte de Madonna com a música eletrônica, que ela viria explorar por completo em Ray of Light. Co-escrita por Bjork, Madonna nos levava a uma viagem surrealista que contou com um deu seus clipes mais extraordiãrios na carreira, dirgido por Mark Romanek.

O álbum Bedtime Stories levou Madonna a outro patamar, que lhe trouxe em seguida a serenidade para interpretar Evita, e vendeu até hoje mais de 9 milhões de cópias. Hoje o CD é um item raro pois nunca mas foi reimpresso pela gravadora Warner, somente numa caixa comemorativa americana com onze álbuns.

Acompanhe abaixo mais detalhes dessa era e celebre essa data conosco!

bedtime-stories-cover

Bedtime Stories Edição Limitada: capa em veludo.
bedtime-stories-limited-edition

Vinil Limitado e promocional a DJs, com discos rosa.
bedtime-stories-limited-dj-pressing

Fita cassette.
bedtime-stories-cassette

SINGLES

Secret
Direção: Melodie McDaniel
Locação: Harlem, New York

Madonna encarna uma cantora de Jazz do Harlem. Secret é uma homenagem à música negra e as minorias raciais americanas, além de retratar de forma contundente em imagens a religiosidade desta linda canção com inspiração Gospel.


Flagras das filmagens:

bedtime-stories-singles-secret

Take a Bow
Direção: Michael Haussman
Locação: Ronda, Espanha

Trata-se da triste história de amor entre uma atriz e um toureiro. Ela faz de tudo para conquistar o amor de Emilio Muñoz mas não é correspondida e acaba com o coração partido. Maravilhosa direção, fotografia e roteiro. O clipe de You’ll See/Verás é a continuação desta história.

Making Of e entrevista:

bedtime-stories-singles-takeabow

Bedtime Story
Direção: Mark Romanek
Locação: Los Angeles

“Viajando nos braços da inconsciência” entramos nas mais secretas fantasias oníricas de Madonna. Um maravilhoso desfile de referências aos quadros e pintores surrealistas, que são seus artistas favoritos nos levam a uma viagem jamais antes vista. Mais uma belíssima criação de Mark Romanek, o pai Rain.

Curiosidades: Recentemente, a revista Forbes elegeu os cinco clipes mais caros da história: três deles são da Madonna, incluindo Bedtime Story, com custo de US$7.7 milhões. O vídeo é tão importante para a música e arte que faz parte da coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York – MoMa. Para o lançamento, Madonna realizou uma Festa do Pijama.

O diretor Mark Romanek fala sobre o vídeo:

bedtime-stories-singles-bedtimestory

Human Nature
Direção: Jean Baptiste Mondino
Locação: Los Angeles

Ao mesmo tempo em que brinca com os rótulos e críticas que sofre, Madonna tenta se livrar das “amarras” e da manipulação que tentam lhe impor. O resultado é um vídeo lindo, bem humorado, inteligente e extremamente criativo.


Making Of:

bedtime-stories-singles-humannature

Apresentações ao vivo
Secret

Take a Bow

Bedtime Story

bedtime-stories-photoshoot19 bedtime-stories-photoshoot20

Em turnê
Secret – Drowned World Tour – 2001

Human Nature – Drowned World Tour – 2001

Bedtime Story – Re Invention Tour (com base no remix de Orbital) – 2004

Human Nature – Sticky & Sweet Tour – 2008

Human Nature – MDNA Tour – 2012

Músicas excluídas

Let Down Your Guard
escrita e produzida por Madonna e Dallas Austin, foi lançada como b-side no single inglês de Secret.

Freedom
escrita e produzida por Madonna e Dallas Austin, foi lançada em 1997 na coletânea beneficente “Carnival”, para a Fundação da Floresta Amazônica.

Your Honesty
escrita e produzida por Madonna e Dallas Austin, foi lançada em 2003 no EP Remixed & Revisited.

.

Camiseta Exclusiva!
A loja POPSE produziu uma camiseta comemorativa em edição limitada para celebrar os vinte anos do álbum Bedtime Stories. CLIQUE AQUI e reserve a sua na pré-venda!

camiseta bedtime stories - edição limitada - POPSE

Entrevistas

Festa do Pijama
Para o lançamento do clipe de Bedtime Story, Madonna convidou os fãs para uma Festa do Pijama. Em parceria com a MTV, o DJ Junior Vasquez embalava a noite e em certo momento Madonna contou uma história de ninar e em seguida exibiu em primeira mão seu novo vídeo.

 

Fotos de divulgação, por Patrick Demarchelier

bedtime-stories-photoshoot1 bedtime-stories-photoshoot2 bedtime-stories-photoshoot3 bedtime-stories-photoshoot4 bedtime-stories-photoshoot5 bedtime-stories-photoshoot6 bedtime-stories-photoshoot7 bedtime-stories-photoshoot8 bedtime-stories-photoshoot9 bedtime-stories-photoshoot10 bedtime-stories-photoshoot11 bedtime-stories-photoshoot12 bedtime-stories-photoshoot13 bedtime-stories-photoshoot14 bedtime-stories-photoshoot15 bedtime-stories-photoshoot16 bedtime-stories-photoshoot17 bedtime-stories-photoshoot18