Há 13 anos Madonna lançava o clipe de AMERICAN LIFE

Foi no dia 01/04/2003, há treze anos, que Madonna lançava o clipe de seu novo álbum, American Life. As filmagens foram feitas antes do início da guerra entre EUA x Iraque e Madonna decidiu cancelar de última hora por Madonna considerá-lo inapropriado pela guerra ter sido iniciada, coincidindo com a data de lançamento do clipe.

Com a curiosidade do público e mídia, a sempre esperta Madonna decidiu exibí-lo somente num único dia, em 01/Abril de hora em hora na MTV do mundo todo.

Dirigido por Jonas Akerlund, retrata a guerra vista como um entretenimento, num desfile de moda em que ela e suas atrocididades são os temas. Os modelos são soldados com uniformes camuflados e armas carregadas, crianças muçulmanas, arsenal bélico, enquanto no telão imagens de guerras com explosões atômicas e violências são exibidas ao fútil público presente. Madonna é integrante de um grupo que invade o desfile e promove uma confusão que pretende acabar com o presidente George Bush.

Depois disso, uma versão censurada acabou sendo utilizada como o clipe, Madonna somente com bandeiras ao fundo. Existem inúmeras versões gravadas para o clipe original e sempre com um final diferente. Uma delas, mais sangrenta e forte, acabou vazando na web anos mais tarde.

O clipe original:

O clipe censurado:

Uma das versões proibidas: