Madonna doa sandália autografada à leilão LGBT

A comunidade gay nos Estados Unidos prepara um leilão para arrecadar fundos ao lendário bar Stonewall Inn e o pequeno Christopher Park, na região Greenwich Village em Manhattan, NY.

Madonna doou uma exclusiva sandália Prada autografada. Outros artistas se juntaram, como Cher, Cyndi Lauper, George Clooney, Anderson Cooper, Miley Cyrus, Stevie Nicks e Mick Rock. O valor arrecadado não vai ajudar apenas na manutenção do local como também para financiar um novo monumento.

O leilão terá início no dia 25/Outubro através do site CharityBuzz.

Para entender um pouco do significado, o bar Stonewall Inn é desde 1960 muito conhecido e frequentado pelo meio gay e foi no dia 28 de junho de 1969 que aconteceu o seu marco. Policiais frequentemente invadam o local acendendo as luzes e exigindo documentos de identidade e provas de que os clientes vestiam roupas condizentes com seu sexo. Qualquer pessoa que não estivesse em conformidade seria levada para a cadeia.

Mas, nessa noite, muitos homens e mulheres combateram o abuso e uma mulher, a artista Stormé DeLarverie, desferiu o primeiro soco contra a polícia, o que deu início a vários dias de protestos e manifestações por parte de milhares de nova iorquinos frustrados com a perseguição sistemática aos indivíduos LGBT.

Os protestos e revoltas já haviam acontecido anteriormente na Filadélfia, Los Angeles e em outras cidades. Mas, diferentemente de qualquer outra, a rebelião de Nova York em Stonewall uniu a comunidade LGBT e alentou um movimento em busca da igualdade de sexo e gênero.

Reconhecendo toda a importância do local e a luta até hoje do movimento, o presidente Barack Obama nomeou a região em junho de 2016, como o primeiro monumento nacional dos Estados Unidos pelos direitos LGBT.

“Eu acredito que nossos parques nacionais deveriam refletir a história completa de nosso país: a riqueza e diversidade e o espírito exclusivamente americano que sempre nos definiu. Que somos mais fortes juntos, que dentre muitos, somos um”, disse Barack Obama.

madonna-shoes

sapato-madonna

stonewall

Monumento já existente desde 1992 no Christopher Park.