Turnê Blond Ambition completa 27 anos!

Foi no dia 13/Abril de 1990 que Madonna estreava a turnê The Blond Ambition. Com direção artística de seu irmão Christopher Ciccone, Madonna trazia ao palco a sua arte e unia música, dança e controvérsias entre sexualidade e religião, embalados pelos recente álbum Like a Prayer e o I’m Breathless. Essa foi a sua maior turnê até então e foi lá onde ela criou o conceito de um show teatral, dividido por blocos, dezenas de dançarinos e que foi replicado e copiado até hoje pelo universo pop.

Uma das performances mais emblemáticas é para Like a Virgin: uma cama surge no meio do palco e Madonna canta sensualmente seu famoso hit numa progressiva releitura oriental que culmina num orgasmo, simulado por uma masturbação. Choque! A cena repercutiu tanto que Madonna chegou a ter voz de prisão em Toronto, pela polícia ser alertada de que o show era “obsceno”. Na Itália, o Papa João Paulo II fez um boicote para não assistirem o show e um deles na cidade foi cancelado.

Foi na Blond Ambition que o sutiã-cone criado por Jean Paul Gaultier anos atrás para Madonna em Open Your Heart, ganhou ainda mais personalidade e a marcou como um símbolo da turnê.

O último show, em Nice, na França, teve transmisissão ao vivo e mundial pela HBO, sendo o show mais assistido do mundo na época e batendo todos os recordes da emissora. A Blond Ambition arrecadou 62.7 milhões de dólares em 57 shows.

O registro da turnê foi lançado exclusivamente pela Pionner em Laserdisc e até hoje não existe DVD e Bluray oficial.

Ao mesmo tempo que excursionava pelo mundo, Madonna filmava secretamente toda a rotina de sua vida e shows, sendo um dos primeiros “reality shows”. O material resultou meses depois no documentário “Truth or Dare – Na Cama com Madonna”, dirigido por Alek Keshishian, e que conta as surpresas que acontecem por trás de um mega-espetáculo e muito da personalidade da Madonna. Além de sua rotina, exibido em preto e branco, há algumas performances do show filmado em película. Em 2012 o documentário foi relançado em Bluray.

Em 2016 os dançarinos da Bond AMbition participaram do documentário Strike a Pose, em que contam como foi a transformação da vida de cada um 25 anos após a turnê. Está disponível no Netflix e NOW.

Raro registro da Madonna com parte da equipe, dançarinos e backing vocals.


Confira abaixo performances e os shows completos de Nice e Japão:

Like a Virgin

Holiday

Express Yourself

Vogue

Oh Father

Live to Tell

Ao vivo em Nice:

Ao vivo no Japão:

Trailer do documentário Strike a Pose:

madonna_blond1 madonna_blond3 madonna_blond2 madonna_blond4