Madonna inaugura seu hospital pediátrico no Malaui

Depois de dois anos o sonho se tornou realidade. Madonna inaugurou hoje, 11 de Julho de 2017, a unidade de terapia intensiva para crianças com 50 leitos na cidade de Blantyre, no Malaui. O hospital recebeu o nome de sua filha, Mercy James Institute of Pediatric Surgery and Intensive Care, ou a abreviação Mercy James Centre. Ela esteve na cidade com a sua equipe, com os seus quatros filhos adotados no país e o filho biológico Rocco Ricthie.

A cerimônia de abertura contou com o presidente do Malaui e ministros.“Você começou adotando quatro crianças do Malaui e agora nós estamos adotando você como filha dessa nação”, disse o Presidente Peter Mutharika.

Madonna fez um discurso aos presentes sobre a alegria em concretizar o seu sonho em ajudar as crianças carentes do país. Alguns destaques:

“Há tantas coisas que eu nunca imagem que faria. Eu nunca imaginei que um dia eu iria construir um hospital”, disse Madonna.

“Na minha primeira visita ao Malaui, assumi o compromisso de fazer exatamente isso”, disse.

“Quando você olha nos olhos das crianças que necessitadas, aonde quer que estejamos, um ser humano quer fazer qualquer coisa e tudo para ajudá-los”, complementou.

“Eu cresci sem mãe e toda a minha vida desejei ser uma boa mãe.”

Madonna contou que as autoridades no Malaui disseram inicialmente que ela não poderia ter permissão para adotar a Mercy por causa do status de mãe solteira (ela já estava separada de Guy Ritchie).
“Eu nunca aceito não como resposta senão houver uma razão lógica para mim. Lutei pela minha filha Mercy e ganhei”,disse. “Nunca, nunca desista dos seus sonhos!”, complementou.

A filha Mercy James, que é o nome do hospital, também discursou e agradeceu a mãe pela dedicação e por ajudar a salvar a vida de tantas crianças: “Obrigado mãe, você é incrível!”

O discurso de Mercy James:

O anúncio oficial da construção do Hospital foi feito em novembro de 2014, quando Madonna se encontrou com o presidente do Malaui, Peter Mutharika, e prometeu a construção em parceria com a sua ONG Raising Malawi.

“Será a primeira unidade intensiva cirúrgica pediátrica do país. Terá um enorme impacto em salvar vidas de crianças. Além de aumentar a qualidade e a disponibilidade dos cuidados de saúde, também estamos preparando o futuro através da formação de mais médicos no Malaui em atendimento pediátrico especializado”, disse a Madonna na época aos jornalistas locais.

Ela disse também que vai continuar a trabalhar para conseguir os melhores profissionais e equipamentos necessários. “Vai ser a minha responsabilidade certificar-se de que este lugar tenha equipamentos e estar totalmente operacional. Então, eu tenho um grande trabalho pela frente. Me desejem sorte!”, completou.

No Malaui existem apenas quatro cirurgiões pediatras e um deles, Dr. Eric Borgstein, é o responsável pelo Hospital Queen Elizabeth e que, junto com o Mercy James Centre, vai ajudar também na formação de novos profissionais.

Metade da população do Malaui tem menos de 15 anos e há uma estimativa de 7.5 milhões de crianças carentes.

Madonna fez visitas ao local ao longo da construção, além de visitar também orfanatos e ao hospital Queen Elizabeth, que faz parte do mesmo complexo que já existe no local.

Madonna bancou boa parte do projeto, e além dos patrocinadores, fez questão de ter ajuda de outras pessoas. Para incentivar, fez uma apresentação do show intimista Tears of a Clown em Dezembro de 2016 em Miami com toda a renda revertida para financiar a construção do hospital. O valor arrecadado foi de US$ 7,5 milhões de dólares.

Para a finalização do hospital, Madonna chamou diversos artistas para pintarem obras inspiradoras, como o brasileiro Kobra, que desenhou dois murais: um de Nelson Mandela com a frase “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”, e a outra com o arcebispo Desmond Tutu, símbolo da luta contra o Apartheid e ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1984, junto com a frase: “Quando vemos o rosto de uma criança, vemos o futuro”.

Além de Kobra, Madonna chamou também o artista brasileiro Wanderson Cavalcante, o artista espanhol René Mäkelä (em obras com frases de Martin Luther King e inspiração de Basquiat), além de um grupo de estudantes da escola Jacaranda, do próprio Malaui. Veja aqui.

O video de Madonna entrando no hospital com os filhos:

UPDATE: Madonna postou um video oficial sobre a abertura do Hospital e mandou mais recado.
“Eu estou tão grata a todos que fizeram isso ser possível. Mas isso é só o começo. Nós continuamos precisando de sua ajuda. Por favor, visite raisingmalawi.org para ver como você pode doar. Muito obrigada!”

UPDATE: O filho Rocco Ritchie também pintou um mural no hospital no dia da inauguração:

Abaixo, fotos e videos de Madonna e video na inauguração do hospital:

A placa que oficializa a abertura com o presidente do país e a Madonna.

Foto que postou em seu Instagram antes de ir para a cerimônia:

O video que ela postou no Instagram a caminho do hospital:

Fotos do hospital:

Fotos de algumas obras em processo de criação:

E a alegria de quem constrói e inaugura um hospital?
#RainhaNéMores

Visite também a página oficial do Hospital no site da Raising Malawi: www.raisingmalawi.org/health/

Esse é mais um grande passo da Madonna em ajudar no Malaui. Em 2012 ela construiu 10 escolas em parceria com a sua ONG Raising Malawi e a BuildOn. Relembre.