RAIN completa 24 anos de lançamento!

Uma das canções mais belas da carreira foi escrita por Madonna e Shep Pettibone para o álbum Erotica e o quarto single lançado nos EUA. A letra usa a chuva como metáfora sobre o amor e a dor de uma desilusão “Chuva, lave a minha tristeza, leve embora a minha dor”, diz Madonna.

O vídeo é uma obra-prima com direção de Mark Romanek e um dos mais caros produzidos na época. Conta a história da gravação de um filme com direção do renomado compositor japonês Ryuichi Sakamoto. Madonna surge com os cabelos pretos e curtíssimos com uma fotografia que exalta ainda mais sua beleza. A lenda diz que ele foi filmado em preto e branco e colorido digitalmente na pós-produção. Ganhou os prêmios de Melhor Direção de Arte e Melhor Fotografia no MTV Video Music Awards 1993. Cenas inéditas do making of caíram na web muitos anos depois.

Ao vivo a canção foi apresentada na turnê The Girlie Show, de 1993, e faz uma junção com o hit Just My Imagination (Running Away with Me), de 1971, do grupo The Temptations. Em 2008 Madonna também incluiu Rain em sua Sticky & Sweet Tour no intervalo de um bloco num mashup com Here Comes the Rain Again, de 1984, do The Eurythmics, com a performance da dupla japonesa Hamutsun Serve.

No ano passado, as backing vocals Niki Haris e Donna De Lory regravaram o hit Rain numa versão acústica. Relembre tudo aqui:

Apresentação no The Girlie Show:

Apresentação na Sticky & Sweet Tour:

Mais de 30 minutos de imagens não inéditas da gravação do clipe:
(por aqui dá pra ver que a lenda de ter sido gravado em preto e branco é falsa)

A regravação acústica das backing vocals:

Versão remix:

rainouttakes1
Gifs:

Capas dos singles:
madonna_raincover