Dançarino da Blond Ambition vem ao Brasil para a Bienal Sesc de Dança 2017

Festival acontece na cidade de Campinas (SP) trazendo uma mostra da Dança Contemporânea nacional e internacional. Nomes novos e consagrados compõem 67 atividades, entre espetáculos, performances, intervenções, instalações, ações formativas, oficinas, residências, exibição de filmes e lançamentos de livros.

Destaque na cena LGBT, haverá exibição dos filmes Strike a Pose (2016), que conta 25 anos depois os bastidores do trabalho dos sete dançarinos que acompanharam Madonna na turnê Blond Ambition.

Um dos dançarinos é o convidado da noite, José Gutierrez, conhecido como José Xtravaganza, divide suas experiências artísticas com o público em um bate-papo sobre a dança voguing, as contradições entre o glamour e diversão dos bailes versus a realidade de preconceitos e marginalização a que muitos dos entrevistados eram expostos fora deles, a importância dos dançarinos no empoderamento de outras pessoas, questões como estigma, apropriação cultural, mercado e identidade. Dançarino, coreógrafo e professor, Gutierrez é uma figura central na cena voguing de Nova York. Gutierrez também ministrará uma oficina no Ginásio da Unicamp.

Outro filme que terá exibição é o documentário Paris is burning (EUA, 1990, vencedor de “Melhor Documentário” dos festivais de Berlim e Sundance em 1991) e narra a cultura dos bailes na cena nova-iorquina LGBT dos anos 1980. O filme retrata o surgimento da dança voguing como um espaço de autoafirmação, expondo a contradição entre a diversão dos bailes e a realidade de marginalização das ruas. José Gutierrez, é retratado em ambos os filmes.

 

SESC CAMPINAS APRESENTA BIENAL SESC DE DANÇA 2017
De 14 a 24 de setembro

PARIS IS BURNING + STRIKE A POSE
BATE-PAPO JOSÉ GUTIERREZ
Dia 18, segunda-feira às 19h | Teatro do Sesc Campinas | Duração: 240 minutos | Classificação etária: 18 anos | Grátis – retirada de ingressos com duas horas de antecedência na Central de Atendimento do Sesc Campinas.

Consulte a programação completa no site www.sescsp.org.br/bienaldedanca