Conheça a história da foto escolhida para capa da Rebel Heart Tour feita pelo brasileiro Josh Brandão

O dia do lançamento da Rebel Heart Tour está chegando e antes de todos nós termos esse material em mãos, batemos um papo com o grande responsável pela foto da capa: o brasileiro Josh Brandão.

Fotógrafo profissional, ele conseguiu que uma de suas fotos virasse a capa de um produto da Madonna. E trata-se de uma das fotos mais lindas da Madonna já feitas ao vivo e que felizmente foi selecionada para a capa. A foto é incrível e reflete bem o lado “rebelde” da Madonna, que é o tema do show e álbum. Eternizou e fez história! Um orgulho para o Josh e aos brasileiros!

Vamos conhecê-lo um pouco mais: Joshua Brandão é um fotógrafo de moda e cineasta brasileiro, naturalizado na Inglaterra e morando em Londres há quase duas décadas. Ele viaja o mundo fotografando editoriais para revistas fazendo campanhas de moda e dando cursos de fotografia. No campo de filmes de moda, seus trabalhos já receberam vários prêmios em importantes festivais de cinema internacionais e suas fotos já foram exibidas em Nova York e Londres.

Além de ter todas essas qualificações no campo profissional, Josh, como é mais conhecido, é um mega fã da Madonna desde a infância e contribuidor do MOL há anos, como ele vai contar aqui e falar mais sobre a história da foto e outras curiosidades.

Os cinco formatos físicos diferentes da Rebel Heart Tour
DVD, Bluray, DVD+CD, Bluray+CD e CD Duplo

MOL: Em primeiro lugar, parabéns pela incrível foto e pela capa do DVD! Como você está se sentindo?
Josh: Muito Obrigado! Sinceramente eu acho que a ficha ainda não caiu completamente. É um grande sonho realizado e, às vezes, eu acho que ainda estou sonhando!

MOL: Como essa foto foi feita, em qual show? Você já tinha em mente que essa pose dela na coreografia daria uma bela foto ou foi uma surpresa?
Josh: Essa foto foi feita no show em Praga, na República Tcheca, no primeiro dos dois shows na cidade. Eu já havia assistido shows anteriores da turnê para estudar os melhores momentos e ângulos pra fotografá-la. Aquele momento na coreografia já estava sim nos meus planos, juntamente com a parte no começo da música, logo antes dela começar a cantar. Quem viu o show sabe que aquele momento acontece muito rápido e que ela se movimenta freneticamente. É um pouco mais complicado fotografar mas eu sabia que dariam ótimos cliques. Curiosamente esse show foi o mais difícil de fotografar pois, inesperadamente, eu tive problemas técnicos com o meu equipamento justamente no meio do show e me cortei tentando arrumar o problema. Finalmente consegui consertá-lo durante um intervalo e, devido a adrenalina e estresse da situação, eu só me dei conta no final que fotografei com as mãos literalmente sangrando! E isso deu todo um simbolismo à aquele momento pra mim.

MOL: Você pode nos contar como foi o processo de fotografar Madonna e fazer suas fotos chegarem até ela?
Josh: Foi um processo bem longo. Na verdade estou trabalhando nisso já há uns 8 anos. Eu venho fotografando Madonna em seus shows desde a Sticky & Sweet Tour, de 2008, mas isso começou a ficar mais sério durante a MDNA Tour, 2012. Obter permissão para fotografar Madonna em turnê é um processo muito difícil e burocrático, especialmente quando o fotógrafo não está afiliado a algum orgão da imprensa ou não faz parte da gama de fotógrafos oficiais dela. Na época da MDNA Tour eu já havia feito contatos dentro de sua equipe e, após fotografar alguns dos seus shows, as minhas fotos foram entregues à ela. Eu então recebi uma mensagem da Madonna, através de um membro de sua equipe, me agradecendo pelas fotos e dizendo que gostou muito delas. O plano deles era utilizar algumas das fotos pra divulgação do DVD da turnê mas por alguma razão que eu desconheço, os planos mudaram e isso não aconteceu.

Fotos de Josh Brandão feitas na MDNA Tour

Quando a Rebel Heart Tour começou, eu segui um processo parecido. Porém, dessa vez, os contatos com a equipe dela foram feitos através do MadonnaOnline e em seguida com os meus. Depois das fotos entregues, Madonna começou a postar algumas em seu Instagram e Facebook enquanto ainda estava em turnê. Ela sempre foi muito gentil e respeitosa com os posts e sempre me creditou como fotógrafo, com o meu nome na descrição dos posts.

Todas essas fotos eram completamente inéditas até o momento em que Madonna fez uso delas primeiro. Algumas pessoas acham que eu sou somente um fã e que Madonna encontrou minhas fotos em redes sociais mas a verdade é que as fotos foram feitas exclusivamente para a Madonna. Foram primeiramente entregues à ela, depois escolheu as que queria e decidiu o que usar antes de mais ninguém.

Os posts da Madonna no Instagram em Fevereiro/2016 com as fotos do Josh Brandão.

 

MOL: Das fotos que você selecionou para enviar à Madonna, haviam outras concorrentes para a capa?
Josh: Na minha opinião haviam três fotos que eram “material pra capa”. As três são da performance de Unapologetic Bitch em Praga. A primeira traz Madonna com um lindo sorriso, que pra mim mostra bem como ela pareceu se divertir muito nessa turnê. Na segunda ela está mais misteriosa, com uma pose mais sensual e os cabelos cobrindo metade do seu rosto. A foto final escolhida pra capa sempre foi a minha favorita. Pra mim, essa foto expressa muito bem a beleza, força e vitalidade da Madonna no palco. Aquele momento é um atestado à sua longevidade e ao seu espírito rebelde.

Três fotos sequenciais da Madonna na performance de Unapologetic Bitch.
A última, a bela foto escolhida para a capa.

 

MOL: Você mesmo edita e retoca as fotos ou foi a equipe dela quem fez isso?
Josh: Sim, isso tudo é feito por mim. Eu primeiramente faço uma seleção das melhores imagens e eu mesmo cuido da parte de edição e retoque. No caso da foto da capa, a única alteração que a equipe dela fez foram os efeitos de Luz no fundo da foto que a deixaram mais dramática para a capa, além claro, da adição do logo da turnê e nome dela. Porém, o meu trabalho de retoque nas fotos dela é minimo e praticamente só envolvem correções minúsculas, ajustes de luz e cor que são sempre necessários. Madonna é extremente fotogênica e é incrivel como ela fotografa bem mesmo dançando, cantando e suando. Nas minhas fotos, é importante pra mim mostrá-la com o mínimo de interferência.

MOL: Houve uma certa confusão sobre qual seria a capa do DVD da Rebel Heart Tour. Você participou do processo de escolha da foto?
Josh: No final do ano passado a equipe dela decidiu usar essa foto de Unapologetic Bitch na divulgação da transmissão da Rebel Heart Tour no canal ShowTime. De acordo com eles, Madonna gostou muito das minhas fotos e eu já imaginava que algumas seriam usadas posteriormente para promoção do lançamento do DVD. Porém, como eles já haviam utilizado aquela foto algumas vezes, eu imaginei que fossem escolher algo completamente inédito para a capa e não necessariamente um material meu.

Em maio desse ano, uma suposta capa passou a circular pela internet, divulgado junto com o release da data de lançamento do registro do show, e não era uma foto minha. Logo fui surpreendido por mensagens de fãs pedindo que a minha foto fosse usada para a capa, mas a foto já estava licenciada para Madonna há meses. E com a repercussão, o MOL fez uma campanha com um modelo de DVD que utilizava a minha foto na capa, o que fiquei muito honrado e envergonhado (rs), e os fãs começaram a compartilhar.

Eu contatei a equipe dela e, apesar de naquele momento eles não confirmarem se minhas fotos seriam ou não utilizadas para o registro, eles me asseguraram que independentemente do que aparecesse circulando na internet, se a informação não viesse diretamente da Madonna ou da equipe dela, entao não era oficial. Mesmo assim, eu fiquei muito feliz em ver uma reação tão positiva dos fãs sobre a minha foto, desejando que fosse a capa, mas eu sinceramente achei que não seria.

Para a minha surpresa, no dia 20 junho eu descobri, assim como todos os outros fãs, que a minha foto havia sido escolhida para a capa através da Newsletter enviada pelo Madonna.com. Eu havia acabado de aterrisar em Berlim e fui ler os meus emails. Quando vi a capa formatada com a minha foto eu literalmente dei um berro dentro do avião! Rs. Tive que explicar aos passageiros que o grito era de alegria pois havia acabado de receber uma notícia incrível! Mas juro que inicialmente eu ainda tinha dúvidas e achei que pudesse ser somente divulgação do lançamento. Mas horas depois eu fui contatado pela sua equipe me parabenizando pela foto e confirmando que realmente essa era a capa final do DVD, Blu-Ray e CD da Rebel Heart Tour! Foi emocionante! Fiquei em estado de choque! Eu sei de fato que foi a Madonna quem escolheu a foto pra capa, mas também é muito especial mesmo saber que os fãs aprovam a foto de forma praticamente unânime.

O show que passou no canal Showtime, em dezembro/2016, teve a foto do
Josh como divulgação no site oficial Madonna.com e release pra imprensa (link).

A campanha do MOL, feita no dia 15/Maio, para que essa foto fosse a capa do registro oficial!

O email oficial do Madonna.com enviado dia 20/Junho anunciava a nova capa aos fãs.

 

MOL: Além da capa, haverão outras fotos suas no encarte oficial?
Josh: Sinceramente eu não sei. Mas eles tem bastante material inédito meu para usar. Eu posso compartilhar aqui 2 outtakes inéditos exclusivamente aos leitores do MOL. Espero que gostem!

Duas fotos inéditas feitas por Josh de presente aos leitores do MOL.

 

MOL: Em quantos shows da Rebel Heart Tour você foi e quantas fotos boas você tem?
Josh: Eu assisti os shows em Colônia, Antuérpia, Londres, Barcelona, Paris e Praga. Mas fotos mesmo fiz nos shows de Praga, Barcelona e dois shows em Paris. A minha seleção pessoal tem por volta de 300 fotos e dessas, cerca de 100 foram entregues à Madonna e sua equipe. Há muitas fotos incríveis que eu espero que sejam disponibilizadas aos fãs.

MOL: Essa foto da capa já ganhou a parede da sua casa? :)
Josh: Ainda não, mas ganhará em breve! Primeiro eu preciso ver os DVDs e outros formatos nas prateleiras das lojas ao lado dos seus outros show para eu acreditar que não estou sonhando mesmo! (rs).

MOL: Quais outros artistas você é fã e se inspira?
Josh: Eu era muito novo quando passei a me interessar pela Madonna e por isso muitas das minhas influências mais sólidas vieram indiretamente dela. Por causa dela eu me interessei por David Bowie, Bob Fosse, Helmut Newton, Gui Bourdin, Jean-Baptiste Mondino e através deles, descobri Jean-Paul Goude e me tornei ultra fã do seu trabalho com Grace Jones e também da própria Grace. Por causa da canção Sanctuary, do Bedtime Stories, eu descobri o poeta Walt Whitman e através do clipe Bedtime Story, a pintora Remedio Varos, e ambos tiveram forte influência no meu trabalho artístico. A lista é enorme! Mas ser fã mesmo, somente da Madonna!

MOL: Um bate-bola de fã pra fã! Qual o seu álbum preferido, turnê e clipe? E qual o visual da Madonna que mais gosta?
Em geral, eu tenho dificuldade em escolher uma coisa só mas vou tentar… (rs) Meu álbum preferido é Ray of Light. Além de, na minha opinião, ser uma obra prima, é um daqueles álbums que marcam certos momentos importantes na nossa vida. Mas também sou louco pelo American Life e Like A Prayer.
Turnê: Eu diria Drowned World Tour porque eu gosto muito quando Madonna é bem conceitual e introspectiva, dark. Mas a Confessions Tour tambem é incrível. Blond Ambition eu acho que não vale nem a pena entrar na lista pois todos sabem que é um divisor de águas na história de concertos musicais. Vai além da perfeição.
Clipe… humm, impossível mesmo escolher um só! Bad Girl, Take a Bow (sou fã de quando ela faz clipes como curta metragens), Don’t Tell Me, Drowned World/Substitute For Love. Ah e sou louco por Open Your Heart!
Visual…. Eu gosto muito dos looks da era Ray of Light, especialmente quando ela estava morena como no clipe de Nothing Really Matters. A era Confessions também, especialmente durante a turnê. Linda demais! 

MOL: Realmente você não consegue escolher uma coisa só! (Rs) Foi assim também com a seleção de fotos para a Madonna?
Josh: Eu avisei! (Rs). Foi difícil sim. A primeira seleção de fotos na verdade só incluia umas 25, mas eu havia preparado mais de 100. Eles gostaram e me pediram mais. É normal com os meus trabalhos. Faço editoriais para revistas que me pedem 8 fotos e acabo preparando umas 50.

MOL: Pra terminar, vamos falar de sonho. Sendo um fã da Madonna, ter seu trabalho e nome eternizado no catálogo oficial dela deve ser algo incrível, tanto no campo pessoal e no profissional. Como você imagina que isso influenciará a sua carreira? Você sonha em trabalhar com ela em algum outro projeto? Afinal, ela já chamou vários fotógrafos para dirigirem seus clipes (Herb Hitts, Mert and Alas, Mondino etc).
Josh: Eu me tornei fã da Madonna aos 6 anos de idade. Pra mim ela sempre foi muito mais que uma popstar. Ela era minha amiga, minha mentora, uma infinita fonte de inspiração e ainda é. Eu acredito que praticamente todos os fãs dela se sintam de uma forma parecida. Eu lembro que me imaginava fotografando ela já na minha adolescência, assistindo aos seus shows e videos na TV. Me imaginava bem ali no meio do show e estudava quais ângulos fariam fotos incríveis. Anos depois, eu me tornei um fotógrafo e artista. Ter meu trabalho representando um produto tão importante no catálago dela é uma das minhas maiores conquistas até agora, pessoalmente e profissionalmente.

Eu acredito que isso foi possível porque eu escutei o que a Madonna me dizia desde criança, e eu não desisti em nenhum momento, independente de quão difícil foi, de quanto tempo levou e de todas a vezes que eu cheguei tão perto disso mas não deu certo. Mas eu sempre acreditei que consegueria atingir esse objetivo e eu não parei até que acontecesse. Além disso, eu tive a sorte de ter amigos e pessoas que sempre me incentivaram, me ajudaram e acreditaram nisso junto comigo. Isso é muito importante.

Eu ainda tenho muitos sonhos, projetos a alcançar e ideias a realizar, e não vou negar que sonho sim em um dia criar com o meu ídolo que não só me inspira tanto, mas também moldou o artista e pessoa que eu sou hoje. O DVD da Rebel Heart Tour será pra mim o símbolo de que tudo é possivel se a gente se esforçar e nunca desistir, não importa quanto tempo demore. Aquele tipo de coisa que a gente quer tanto que não existe a opção de não acontecer. A Madonna nos ensinou isso!

 

Parabéns, Josh! <3

E obrigado pelo lindo registro que foi eternizado na capa da Rebel Heart Tour!

 

Abaixo, confira alguns dos seus outros trabalhos e siga-o em suas redes sociais.
Instagram e Twitter: @joshbrandao
Facebook: facebook.com/JoshBrandaoPhotography
Website: www.joshbrandao.com

 

FESTONNA OFICIAL REBEL HEART TOUR

O registro da Rebel Heart Tour tem data de lançamento mundial de 15/Setembro. No Brasil, o CD Duplo está em pré-venda e você já pode reservar o seu aqui. O MadonnaOnline fará nesse mês três FESTONNAs Oficiais de lançamento pelo Brasil: Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo e terá o pôster com a foto do Josh Brandão de brinde! Clique aqui ara saber mais.