Coletânea You Can Dance completa 30 Anos!

“And you can dance for inspiration…” Foi desse trecho de Into The Groove, sucesso mais dançante de Madonna até então, que veio a inspiração para batizar um disco contendo remixes dos sucessos da eterna rainha das pistas.

A coletânea You Can Dance trazia novas estruturas dos hits de seus três primeiros álbuns especialmente pensados para as pistas e sem pausa entre as canções (anos depois, a mesma idéia foi utilizada no álbum Confessions on a Dancefloor).

Madonna era contra remixes que mudavam completamente as canções e a idéia era alongar as músicas em suas versões originais, mantendo as mesmas características, porém, com alguns inovações tecnológicas que eram possíveis na época.

“Eu odeio quando fazem remixes das minhas músicas. Não gosto de ouví-las tão modificadas, mas os fãs gostam de novidades e esse álbum é realmente para os fãs que gostariam de ouvir essas canções na pista de uma maneira renovada”, disse ela na época.

Faz parte Holiday, Everybody, Physical Attraction, Over and Over, Into the Groove e Where’s the Party. O álbum incluía também a canção inédita Spotlight, composta durante o álbum True Blue mas descartada do álbum. Foi lançada como single somente no Japão e chegou ao terceiro lugar por lá. Também foi utilizada como campanha da Mitsubishi na época com Madonna no comercial.

Com produção de Jellybean (ex-namorado), Patrick Leonard e Shep Pettibone, a capa trazia fotos de Herb Hitts com Madonna mais uma vez explorando sua fascinação pela cultura espanhola.

Pouco comum naquela época, é o segundo álbum de remixes com maior vendagem na história, chegando a 5 milhões de cópias, ficando atrás somente do Blood on the Dance Floor, de Michael Jackson, lançado dez anos depois e que vendeu 6 milhões. No Brasil vendeu mais de 100 mil cópias.

You Can Dance foi lançado em três formatos diferentes: as versões em K7 e LP contendo sete faixas separadas, enquanto a versão em CD, uma novidade na época, continha mais três remixes ‘dub’ para Holiday, Into The Groove e Where´s The Party, e todas as faixas interligadas.

Foram lançados também singles promocionais de Holiday, Into the Groove, Where’s the Party, e que se tornaram itens raros aos colecionadores.

Ouça o álbum no Spotify:


Comercial Mitsubishi com Spotlight:

Capa do single Spotlight:

Single promocional Spotlight:

Single promocional Holiday:

Single promocional Into the Groove:

Single promocional Where’s The Party:

Álbum promocional com Edits: