» Ano: 2008
» Lançamento: 29/04/2008
» Produtores: Madonna, Timbaland, Pharrell, Justin e Danja
» Vendas: +3 milhões (mundo) / +50 mil (Brasil)

01. Candy Shop
02. 4 Minutes
03. Give it 2 Me
04. Heartbeat
05. Miles Away
06. She's Not Me
07. Incredible
08. Beat Goes On
09. Dance 2night
10. Spanish Lesson
11. Devil Wouldn't
Recognize You
12. Voices
13. Ring My Bell*


*lançada somente na edição japonesa

 


 clipping
 letras
 videos
 entrevistas
 charts


Em seu 11º álbum de músicas inéditas, desta vez a material girl investiu pesado e contratou os três reis magos que reinam há algum tempo nos Estados Unidos: Timbaland, Pharrell Williams e Justin Timberlake, para assim dar o toque de ouro no novo trabalho. Mergulharam de cabeça nos batidões que hoje sacodem meio mundo, especialmente lá na terra do Tio Sam, onde Madonna vinha sendo boicotada desde o lançamento do injustiçado "American Life", de 2003.

Para reatar com eles, Madonna não teve pudores. Foi atrás do arco-íris buscar o pote de ouro pelo caminho mais fácil. Igualando-se a cantoras do gênero como Nelly Furtado, Beyoncè e até Mariah Carey, o resultado do disco mais black de Madonna é mais uma vez um álbum diferente de tudo o que já fez no pasado. Aliás, todos sabem que essa é a marca da Madonna, nunca se repetir e sempre reinventar-se. Embora lembre uma verdadeira bala doce e dura, com muito recheio no meio, "Hard Candy" vem com raps, camadas de voz, e lembra um pouco a Madonna do começo da carreira. Com produção dividida entre Timbaland e Pharrel, há uma nítida diferença entre as faixas que um e outro produziram. Mas, os elementos estão todos lá: a doçura que o disco se propõe; os batidões que caracterizam o ritmo; e também muitos violões.

"Miles Away", uma das melhores faixas, é deliciosamente recheada. Com sua levada mais acústica, não chega a ser uma balada, e é onde Madonna se funde ao hiphop sem perder suas raízes pop. No começo da música, ela afirma que "acabou de acordar de um sonho confuso". É também a música que vem depois de "Heartbeat" que, totalmente açucarada, traz a mesma vibe de hits como "Cherish" e "True Blue" [grande acerto]. Longe de ser tola, Madonna também construiu um conceito. Mesmo que soe repetitiva em faixas como "Candy Shop" [primeira faixa, o convite ao pecado], "4 Minutes" [a gula incontrolável] e "Give It 2 Me" [irresistível como roubar doce de criança], Madonna atinge seu clímax no meio do disco e depois deixa sobrando aquele pedacinho em que o papel da bala fica colado.

Faixas como "Spanish Lesson" e "Voices" soam meio deslocadas, mas, na verdade, não estão. Com Madonna é necessário ouvir diversas vezes qualquer novo trabalho para entender que viagem ela pretende nos oferecer. Como em suas grandes turnês, tudo parece orgânico, mesmo que chato, às vezes. Por exemplo, entre "4 Minutes" e "Heartbeat" [música onde começa o recheio do disco] existe "Give It 2 Me" - com agudos ousados de Lady Madonna que lembram sua incursão na trilha sonora do filme Evita [1996] -, que dá uma freiada no hip hop e soa mais dance e eletrônica (ponto para ela!), com os sininhos dos teclados. Tudo leva a algum lugar. E são inegavelmente saborosos os caminhos até o recheio.

Se o objetivo de "Hard Candy" era mesmo recuperar a popularidade de Madonna nos EUA, ela venceu mais uma vez. O primeiro single "4 Minutes" tornou-se seu maior hit desde "Music" e a segunda música da história a vender mais de 1 milhão de downloads - só perdendo para "Umbrella" de Rihanna. E isso é apenas o começo. Que venha o próximo round, M-Dolla!

Por Guilherme Scarpa


 Edição limitada chamada "Candy Box" com dois remixes de "4 Minutes" (bonus track).



 Edição limitada em vinyl triplo + CD e dois remixes de "4 Minutes".





4 MINUTES
LANÇAMENTO: março/2008

VERSÕES:
4 Minutes (Album verison)
4 Minutes (Radio Edit)
4 Minutes (Instrumental)
4 Minutes (Bob Sinclar Space Funk Remix)
4 Minutes (Bob Sinclar Space Funk Mix Edit)
4 Minutes (Junkie XL Remix)
4 Minutes (Junkie XL Mix Edit)
4 Minutes (Junkie XL Dirty Dub)
4 Minutes (Peter Saves Paris Remix)
4 Minutes (Peter Saves Paris Mix Edit)
4 Minutes (Rebirth Remix)
4 Minutes (Rebirth Mix Edit)
4 Minutes (Rebirth Extended Mix)
4 Minutes (Timbaland Mobile Underground)
4 Minutes (Tracy Young House Mix)
4 Minutes (Tracy Young House Radio)
4 Minutes (Tracy Young House Dub)
4 Minutes (Tracy Young Mixshow)

clique aqui e conheça a página especial "4 Minutes".


GIVE IT 2 ME
LANÇAMENTO: junho/2008

VERSÕES:
Give it 2 Me (Album Version)
Give it 2 Me (Radio Edit)
Give it 2 Me (Video Version)
Give it 2 Me (Bongo Joe Mix)
Give it 2 Me (Eddie Amador House Lovers Remix)
Give it 2 Me (Eddie Amador Mix Club Mix)
Give it 2 Me (Eddie Amador Mix Club Dub)
Give it 2 Me (Fedde Le Grand Remix)
Give it 2 Me (Jody Den Broeder Club Mix)
Give it 2 Me (Jody Den Broeder Club Dub)
Give it 2 Me (Paul Oakenfold Drums In Mix)
Give it 2 Me (Paul Oakenfold Extended Mix)
Give it 2 Me (Paul Oakenfold Dub Mix)
Give it 2 Me (Paul Oakenfold Remix Edit)
Give it 2 Me (Tong & Spoon)


clique aqui e conheça a página especial "Give it 2 Me".


MILES AWAY
LANÇAMENTO: novembro/2008.

VERSÕES:
Miles Away (Album Version)
Miles Away (Radio Version)
Miles Away (Aaron LaCrate Mix)
Miles Away (Demo Rebirth)
Miles Away (Headcleanr Mix)
Miles Away (Johnny Vicious Club)
Miles Away (Kaskade Mix)
Miles Away (Lost Daze Mix)
Miles Away (Morgan Page Mix)
Miles Away (Peter Rauhofer Mix)
Miles Away (Thin White Duke Remix)

clique aqui e conheça a página especial "Miles Away".

 




» Madonna começou a trabalhar novo álbum logo depois de ter encerrado a "Confessions Tour". Ainda estava indecisa sobre qual seria o estilo do álbum e, na época, ainda disse querer pegar carona na dance music da era "Confessions...".

» Em janeiro/2007 ela revelou em entrevista estar trabalhando com o produtor Pharrell Williams. O primeiro trabalho que ouvimos da dupla foi a canção "Hey You", composta especialmente para o evento beneficente "Live Earth".

» Madonna foi fotografada saindo do estúdio com um CD-R nas mãos onde lia-se "Faixas do Moby". Possivelmente o produtor americano esteve envolvido no início do projeto mas depois fora descartado.

» O produtor Timbaland revelou em março/2007 que aceitou o convite feito por Madonna para trabalhar em músicas para o novo álbum. Era a primeira confirmação de que o álbum teria uma pegada black. Logo após, Justin Timberlake tamém foi confirmado no projeto. O produtor Stuart Price, do "Confessions on a dance floor", realmente não faria parte do novo material.

» Em julho/2007 caiu na web, misteriosamente, as faixas "The Beat Goes On" e "Candy Shop". Na verdade foram testes para ver a receptividade do público perante a investida black da Madonna.

» A versão demo de "The Beat Goes on" não tem nada a ver com a versão que entrou para o álbum "Hard Candy". Já "Candy Shop" há pequeninas modificações.

» O álbum fora finalizado entre setembro/outubro de 2007 mas Madonna resolveu voltar aos estúdios em novembro para polir ainda mais o material. A idéia inicial era lança-lo antes do final do ano para ter vendas maiores durante a época do Natal, mas por sucessivas vezes a data foi adiada.

» Diversos nomes foram linkados ao novo trabalho, como "Blackstar", "Connection" e "Licorice", mas foram apenas boatos.

» Inicialmente o álbum chamaria-se "Give it To me". A idéia para as fotos do encarte já estavam prontas e, inclusive, pode-se ler no cinturão da pugilista Madonna a menção "Give it to Me". Porém, depois de todo o ensaio pronto, Madonna resolveu mudar o nome do álbum para "Hard Candy", assim teria relação com doces. Só que ela se recusou a fazer fotos novas e o diretor de arte teve que se "virar nos trinta". O desafio era misturar fotos já prontas de pugilista com imagens de doces.

» A canção "Ring My Bell" foi incluída somente na versão japonesa do álbum e também na edição virtual Deluxe vendida pela loja iTunes.

» Algumas faixas tiveram o nome mudado, como:

"Candy Shop" que antes era "Candy Store"
"Beat Goes On" que ficou "Beat Goes On",
"4 Minutes" que era "4 Minutes to save the world"
"Devil Wouldn't Recognise You" que era Even the "Devil Wouldn't Recognise You"

» Duas canções que haviam sido noticiadas não fazem parte do material final. São elas:

Across The Sky
Dueto de Madonna e Justin com produção do trio Timba, Danja e Justin. Falava sobre o mesmo tema de "Like A Virgin" com uma mulher se sentindo nova depois de conhecer um bofescandalo.

La La
Faixa alardeada pelo próprio Timbaland que amou essa canção. Na letra Madge fala sobre coisas derivadas de nome de de café. Produção de Timbaland e Danja.

» Antes mesmo do álbum ser lançado, os japaneses compraram os direitos da canção "Miles Away" para ser tema de um seriado por lá, chamado "Changes".

» Para divulgação do álbum, Madonna produziu mais uma turnê mundial tendo o "Hard Candy" como principal carro-chefe e, inclusive, passará pelo Brasil para realizar 5 shows! Para saber mais sobre a "Sticky & Sweet Tour", clique aqui

» O single de "Miles Away" foi precocemente o último material de divulgação do álbum. Um vídeo com imagens da performance na "Sticky & Sweet Tour" teria sido feito, mas nunca lançado.

» O álbum "Hard Candy" foi o terceiro mais vendido no mundo durante o ano de 2008!