» Ano: 1990
» Lançamento: 22/05/90
» Produtores: Madonna, Pat Leornard e Shep Pettibone
» Vendas: 5,4 milhões (+)

CD1
01. He's a Man
02. Sooner or Later
03. Hanky Panky
04. I'm Going Bananas
05. Cry Baby
06. Something To Remember
07. Back In Business
08. More
09. What Can You Lose
10. Now I'm Following You (1)
11. Now I'm Following You (2)
12. Vogue



Multi-Platina (2 milhões de Unidades EUA)


 charts
 letras
 videos


O lançamento de “I´m Breathless” deixou a todos sem fôlego, inclusive a própria imprensa. Aclamado como o melhor disco de Madonna até então, “Breathless” fazia parte da divulgação do filme “Dick Tracy”, dirigido por Warren Beatty, no qual Madonna interpretou a vilã Breathless Mahoney.

Mergulhada nos standards americanos, no jazz e nas sonoridades dos anos 30 e 40, e até em Carmen Miranda, Lady Madonna simplesmente arrasou, trabalhando num tipo de som totalmente diferente de tudo que já havia feito, interpretando três canções de Stephen Sondheim e trabalhando com o produtor Shep Pettibone, num resultado simplesmente genial.

Os principais destaques do álbum ficaram por conta das músicas “Hanky Panky”, em que Madonna afirmava ‘que gostava de levar umas boas palmadas’; “Something to Remember”, uma linda balada que posteriormente batizaria a coletânea de mesmo nome; e é claro, o maior hit e single mais vendido da carreira da material girl, Vogue.

“I´m Breathless” continha também, entre outras coisas, uma música que se tornou vencedora do Oscar de melhor canção: “Sooner or Later”, que fez parte da Blonde Ambition World Tour e que teve uma performance incrível no número de abertura da cerimônia do Oscar de 1991.

Vale lembrar que Vogue faria parte do lado B do single de Keep it Together, mas a Warner achou que tinha potencial para ser um grande sucesso, e não deu outra, a música estourou, ficando no primeiro lugar das paradas do planeta. Vogue também trouxe do underground de Nova York para o mundo, a famosa dança dos gays, imortalizada por Madonna.

Por Guilherme Scarpa



    
VOGUE
LANÇAMENTO: 1990

Billboard Singles Charts - EUA
Melhor posição: #1
Semanas na parada: #24

Top 40 Singles Charts - UK
Melhor posição: #1
Semanas na parada: #14


VERSÕES:
Vogue (Album Version) 4:50
Vogue (1990 Q-Sound Remix) 5:19
Vogue (Single Version) 4:19
Vogue (Remix) 7:46
Vogue (12" Version) 8:16
Vogue (Bette Davis Dub) 7:24
Vogue (Strike-A-Pose Dub - Strike-A-Pose Dub) 7:34
Vogue (New Dub 2) 11:37
Vogue (Sm's Trax Dancefloor Disco Mix) 8:22

 

  
HANKY PANKY
LANÇAMENTO: 1990

Billboard Singles Charts - EUA
Melhor posição: #10
Semanas na parada: #11

Top 40 Singles Charts - UK
Melhor posição: #2
Semanas na parada: #9


VERSÕES:
Hanky Panky (Bare Bones Single Mix) 3:50
Hanky Panky (Bare Bottom 12" Mix ) 6:34

 




» Uma das músicas de maior sucesso dos anos 90, "Vogue" foi um fenômeno. Pessoas imitavam sua dança e a cantavam sem parar. Na parada da Billboard, chegou ao 1º lugar em apenas 2 semanas. É o single de maior sucesso em vendas na carreira de Madonna, chegou a ultrapassar 6 milhões de cópias no mundo. Até hoje a música é bem tocada nas rádios de todo o mundo. O clipe, dirigido por David Fincher (o mesmo de Bad Girl) é considerado um dos melhores já feitos por Madonna em toda sua carreira.

» 'Hanky Panky' foi lançada após o estrondoso sucesso de Vogue. O clipe foi retirado da performance de Madonna na "Blond Ambition". A letra causou relativa polêmica porque falava 'me trate como uma garota má, mesmo quando sou boa para você... Nada como umas boas palmadas', o single foi lançado no Brasil em forma de compacto e fez sucesso no mundo inteiro, nos Estados Unidos chegou a ficar em #10.