Donna Delory para MadonnaOnline


Donna De Lory trabalha como backing vocal de Madonna há mais de 14 anos. Não há fan no mundo que não associe sua imagem (e a da Niki Haris também) a espetáculos como a Blond Ambition, o Girlie Show, o clipe de Vogue, e muitas e muitas outras apresentações antológicas.

A parceria com a mãe de Rocco e Lola começou em 1987 durante a "Who´s That Girl World Tour" e vai até hoje. Paralelamente a carreira com Madonna, De Lory já lançou álbuns solo e tem seu próprio selo independente, a "Secret Road Records" onde produz e lança suas músicas.

Donna concedeu essa entrevista exclusiva ao Madonna Online por e-mail onde fala sobre sua carreira e é claro, sobre a experiência de trabalhar com a Madonna

Madonna Online: Em 93 você esteve no Brasil, o que achou do país? Você pretende voltar aqui para promover sua carreira solo?
Donna: Eu amo o Brasil, gostaria de ter uma oportunidade de voltar e tocar minha música. Espero que seja ainda esse ano.

Madonna Online: Seu website é muito bom: ótimas fotos, arquivos multimídia e um Diário com informações sempre atualizadas. Como e quando você entrou para a era da Internet? Você navega?
Donna: Eu entrei na Internet pela primeira vez há quatro anos atrás, mas sempre sinto meus amigos mais avançados na web do que eu. Não tenho tempo de "surfar" na web, a não ser que haja um site em específico que eu precise acessar. Adoro a liberdade de comunicação que a Internet dá para todos nós e espero ansiosamente encontrar novas formas de me comunicar através dela.

Madonna Online: Você foi convidada para colaborar como "backing vocal" no novo álbum de Madonna?
Donna:
Ainda não. Ela geralmente nos convida depois que já terminou as faixas. Eu sei que ela gosta de fazer seus próprios "backing vocals" e eu entendo quando isso acontece.

Madonna Online: Como é a vida "na estrada"? Como você se sente quando está em turnê (com Madonna ou em sua própria carreira solo)? Você sente falta de seus cachorros? Você tem tempo de passear nas cidades em que você se apresenta e tirar fotos como uma turista?

Donna: Esta última turnê (Drowned World Tour) foi uma loucura e não tive nenhum tempo de fazer passeios turísticos. Eu levei minha banda comigo e fazia shows sempre que tinha um tempo livre. Eu acredito que um dia posso voltar as cidades em que estive para aí sim dar uma de turista. Eu adoro viajar e é outra parte de mim. Você primeiro passa seu tempo no estúdio gravando e escrevendo, colocando todas as suas emoções, aí você sai e tem a oportunidade de compartilhar isso tudo com o mundo. São dois mundos diferentes. Sinto falta de meus cachorros, minha família e amigos quando estou fora, mas eu tenho que deixar minha vida particular em casa para estar plena enquanto estou na estrada.

Madonna Online: Quando você vai lançar o álbum de Duetos com sua amiga Niki Harris que você divulgou em seu website? É uma ótima idéia: você e Niki num álbum de duetos cantando músicas novas e clássicos...
Donna: Eu e Niki estamos muito ocupadas com nossos projetos individuais. não sei quando poderemos lançar esse álbum.

Madonna Online: As pessoas pedem que você cante músicas da Madonna em seus shows? E se pedem você canta?
Donna: Nunca me pediram isso. Eles sabem que tenho minhas próprias músicas e parecem sempre bem dispostos a ouvi-las. Já pensei em cantar algumas músicas dela. Adoro tudo que Madonna escreve. Já até cantei uma música dela no meu primeiro CD que agora está fora de catálogo (Just A Dream). Se alguém em um de meus próximos shows pedir eu cantarei a música com certeza.

Madonna Online: Como você se sentiu quando ficou sabendo que iria trabalhar com Madonna? E como foi quando a encontrou pela primeira vez?
Donna: Eu fiquei muito animada. Um amigo meu, o Pat Leonard estava trabalhando com ela e eu fiquei insistindo para que ele nos apresentasse. Aí finalmente consegui uma audição. Ela foi muito exigente mas eu sabia que tinha talento para conseguir o emprego. Eu estava um pouco assustada pela experiência como um todo, mas, logo depois, isso passou. Mesmo agora algumas vezes ainda me excito com a experiência de estar no palco com ela. Sempre me senti muito agradecida pela oportunidade.

Madonna Online: Qual a coisa mais difícil e mais fácil de se apresentar em grandes turnês como "The Girlie Show" ou a "Drowned World Tour"?
Donna: A melhor coisa é o público toda noite que me dá muita força. O mais difícil é a parte dos ensaios. Todo mundo fica muito tenso sob aquela pressão. É difícil porque o que ensaiamos é a parte técnica do show. Várias e várias vezes. Parece que você não tem vida própria fora da turnê porque quando chega em casa está tão cansada que não quer saber mais de nada.

Madonna Online: Como foi trabalhar com Junior Vasquez? Você o convidou pessoalmente para remixar "On & On" (esta canção é um grande hit de Donna)?
Donna: Um amigo nosso enviou o CD a ele, que amou a música e quis fazer um remix. Ele começou a trabalhar na música e insistiu para que eu fosse a NY refazer alguns vocais. Eu é claro fiquei muito excitada por trabalhar pessoalmente com ele. Adorei o trabalho dele, Junior é sem dúvida um mestre no que faz.

Madonna Online:
Como surgiu a idéia de ter seu próprio selo, a "Secret Road Records"? Quais as dificuldades de se trabalhar dessa forma?
Donna: É muito difícil trabalhar desse jeito. Annie Difranco é um das minhas heroínas nisso e se ela pode fazer eu também posso. Há muito trabalho e tudo que eu quero é poder escrever e cantar minhas músicas. Não tenho certeza se meu próximo CD será pela minha própria gravadora ou por outra. Mas o importante é não deixar uma gravadora impedir que você seu trabalho.

Madonna Online: Quais são suas influências? Qual seu CD preferido no momento?
Donna: Adoro Peter Gabriel, Robbie Robertson, Emmylou Harris, Sting, Kate Bush, U2 e Beethoven.

Madonna Online: Como foi a gravação de "Just a Dream"?
Donna: Madonna me deu a música já pronta com os vocais dela. Aí eu coloquei minha voz junto para ver se ficaria legal. Serviu perfeitamente como ela pensou que serviria. Então adicionei mais vocais meus em cima da canção de Madonna e também colocamos alguns instrumentos para que ficasse mais a minha cara.

Madonna Online: Você foi convidada para participar do livro SEX? E se você convidada você participaria?
Donna: Não e acho que não aceitaria se fosse convidada.

Madonna Online: Como trabalhar com Madonna ajudou em sua carreira de cantora e em sua vida pessoal?
Donna: Trabalhar com ela me ajudou a ver o mundo como uma artista completa. Ela tem sido uma grande influência para que eu esteja sempre focada no meu trabalho. Ela me ensinou que se eu trabalhar duro todos meus sonhos se realizarão.

Madonna Online: Dê um conselho a todos os seus fãs do Brasil que a admiram como a eterna backing vocal da Madonna e pela seu trabalho solo. "On & On" e "Just a Dream" foram bastante excutadas em algumas rádios brasileiras...
Donna: Siga seus sonhos. Deêm muito amor, sintam o aroma das rosas e celembrem a vida ao máximo... a vida é um presente.