Entrevista exclusiva com Giovanni Bianco

O MadonnaOnline trás com EXCLUSIVIDADE uma entrevista com o designer gráfico brasileiro Giovanni Bianco, o profissional por trás dos recentes trabalhos de Madonna.

Trabalhando ao lado do fotógrafo Steven Klein, Giovanni fez toda a arte gráfica do livro X-STaTIC Pro=CeSS, e da revista W Magazine- que foram lançados ano passado. Essas mesmas imagens ilustram toda a abertura, do espetáculo re-INVENTION TOUR, ao som de The Beast Within. Além disso é dele também a arte gráfica de toda a re-INVENTION TOUR: logotipo, anúncios, o tourbook e também o video projetado durante a performance da canção Vogue, no show.

Trabalhando entre Milão e Nova Iorque, o carioca Giovanni divide seu tempo também com alguns trabalhos no Brasil. Atualmente seu recente trabalho no país foi a campanha da grife Arezzo. Lá fora algumas das marcas já trabalhadas com ele são 'S Max Mara, Costume National Perfume, Dsquared, Pennyblack, Nike, entre outros. Possui três livros lançados: Photogenic (1998), Pipoca (1998), e seu mais recente Fashion Brazil (2003).

Confira nessa entrevista algumas curiosidades que Giovanni nos descreve sobre seu trabalho com a estrela Madonna.

 

Como surgiram os convites para os trabalhos com Madonna?
Ano passado o fotógrafo Steven Klein me convidou para fazer a W Magazine e também o livro da exposição X-STaTIC Pro=CeSS, e esse ano me chamou para o video de Vogue, da re-INVENTION TOUR. Em Los Angeles, através de Caresse Henry, empresária da Madonna, fui convidado pra fazer a re -INVENTION TOUR.


Madonna participou do processo de criação desses trabalhos? Você teve liberdade total ou teve alguma orientação a ser seguida?
Madonna participou em absolutamente todos os estágios. Ela teve e controle de tudo sobre seu trabalho.


Para a realização desses trabalhos, você fez um estudo sobre o estilo gráfico já usado por Madonna em livros e álbuns? O que você acha deles?
Sim, como todo trabalho que faço pesquiso tudo sobre. Como fã da Madonna boa parte desse material eu já conhecia. Claro que acho quase tudo incrível. Ela é e sempre será nossa maior musa. Inspiração pura!


Referente ao seu trabalho na re-INVENTION TOUR, nota-se que no tourbook, no logotipo e nos anúncios há referência à Cabala. Isso foi uma exigência de Madonna?
Não, mas quando conversei com a Carresse, ela me deu várias dicas e, claro que fui ao encontro da Cabala. Isso foi fundamental. Também contei com as dicas de minha amiga Joyce Pascovich, que também é adepta da Cabala e me ajudou.


Uma curiosidade: qual o significado dos pássaros utilizados em todo o tourbook?
Madonna pediu que eu colocasse muios pássaros dentro desse material, e tive a idéia de utilizá-los também no logotipo. Significado são vários e cada um pode imaginar algo, mas eu interpreto como liberdade e força.

Existem muitas fotos excluídas e material inédito desses trabalhos? Sabe dizer se serão divulgadas futuramente?
Como todo trabalho, várias fotos ficam de fora, e claro que se for necessário elas podem ser divulgadas futuramente.


Qual sua impressão sobre Madonna antes e depois de trabalhar com ela?
Todo o respeito que já tinha como fã triplicou com o lado profissional. Simplesmente Madonna é Madonna!

Você pode qualificar Madonna como uma pessoa acessível ou possui os estrelismos de uma popstar?
Tanto ela como Caresse e as meninas que também trabalham junto, foram as pessoas mais profissionais que trabalhei na minha vida.

O que vc achou da re-INVENTION TOUR? Qual sua turnê preferida?
Achei o máximo!! Amo todas, mas obviamente tenho um carinho especial com a re-INVENTION TOUR.


Sabe adiantar alguma novidade sobre o DVD da re-INVENTION TOUR e sobre o documentário que será lançado? Podemos esperar boas novidades de Madonna em breve?
Não sei absolutamente nada sobre os próximos lançamentos, pois não faz mais parte do meu trabalho que realizei com ela.


Atualmente quais são seus novos trabalhos? Comente um pouco sobre eles.
Esse ano foi um intenso ano de trabalhos maravilhosos, como o especial de Brad Pitt para Luomo Vogue, o livro que fiz para Nike sobre Speed para Olimpíada, e também para os meus trabalhos de publicidades de moda como D&G, Dsquared, Smax Mara, Pepe Jeans, etc... Atualmente trabalho no novo livro do Jeramy Scott, e também no livro de cavalos do fotógrafo Steven Klein, e preparando todas as novas publicidades.


Com qual outra personalidade você gostaria de trabalhar? Por quê?
O grande sonho da minha vida seria trabalhar com a minha musa maior, a nossa incrível Maria Bethânia. Esse é ainda um sonho que precisso realizar. Também tenho uma grande vontade de trabalhar de novo com outra musa que é uma das mulheres mais geniais que eu já trabalhei na vida, a nossa amada Marisa Monte. Além disso gostaria de trabalhar com uma nova contora brasileira, que para mim será grandiosa, a incrivel Mari Aydar. Ahh, o Justin Timberlake também!. Acho ele tudo......... Claro que para continuar o meu sonho eu amaria que Madonna me chamasse de novo! :)