Revista 'Harper's Bazar' - 1999
'Como Uma Gueixa'

"As vezes eu penso que nasci para ser uma geisha moderna", disse Madonna, apoiada em almofadas em seu quarto em Los Angeles. "Por um lado as gueishas estavam presas, mas por outro tinham mais liberdade na tradicional sociedade japonesa que uma mulher casada. E viviam em uma comunidade com outras mulheres que estavam educadas e culturizadas, entravam em contato com gente surpreendente e poderosa." by Daisann Mclane.

Editor de Moda: Brana Wolf
Fotografia de: Patrick Demarchelier

Assim Madonna começa a falar de sua última fascinação, neste caso, o elegante mas estranho mundo das cortesãs japonesas dos anos 30, escrito por Arthur Golden em sua novela best-seller "Memórias de uma Gueisha", na qual se pode observar seu grande talento. Li o livro há alguns meses, explica ela, e desde então ela o comenta com as pessoas que estão em sua volta ("principalmente as pessoas que me vestem e me maquilam, e aquelas que estou sempre trabalhando com vídeo ou algo parecido") sempre falo dos personagens com se fossem pessoas reais: A tímida e persistente gueisha principiante Sayuri e sua maldosa e zelosa mãe, a gueisha e o Divo Hatsumomo.

Adivinhe que personagem engrandece o ego de Madonna? "Cada vez que vejo alguém que faz algo ruim, eu digo:, 'Ah Hatsumomo você está se vingando!!!' ".

Escutando Madonna explicar como este personagem entrou em sua vida, se pode ver claramente como funciona seu processo criativo. Sua famosa imagem pública camaleônica tem sido muitas vezes criticada por ser calculada e superficial. Mas para Madonna, estas encarnações são extensões de suas paixões atuais. "De algum modo, escrevo minha biografia" disse ela. "Todas essas informações entram em mim e saem de diferentes formas". Ela encontra algum personagem histórico ou fictício que lhe atrai e as idéias surgem em sua cabeça.

Assim como o cinturão de estilo-obi preto e largo que ela trouxe a esta sessão fotográfica. " O sujeito que faz meu cabelo, Luigi, entrou em meu quarto de hotel em Paris usando esse cinto do por cima do suéter dele. Eu disse: " Emocionante, que chique, me dê isso!". E ele disse, " Não, minhas costas estão me matando!.
Madonna finalmente conseguiu se apropriar do cinturão de seu cabeleleiro e o levou para o MTV Europe Music Awards usando-o em cima de um conjunto de Versace . "Mas tarde descobri que a nova coleção de Gaultier estava completamente inspirada nas Gueishas", disse ela. "Me encanta quando acontecem coisas assim, por que significa que todos estamos em uma mesma sintonia e que você está indo em uma direção correta". O próximo vídeo que Madonna irá fazer, para o single de Nothing Really Matters, de seu álbum triplo de platina Ray Of Light, terá o visual Hatsumomo.

Mas convenhamos que o visual de Madonna é mais de Los Angeles do que de Kyoto: usa calças azuis de pele de serpente e uma camiseta básica preta. Se mudou de Hollywood Hills para um ligar mais tranqüilo em Los Feliz, justo antes de sua filha nascer Lourdes Maria, há dois anos. E sua vida agora, gira em torno de sua filha, em yoga (pratica diariamente a exigente disciplina de astanga) e as dificuldades de levar as telas seu último projeto cinematográfico - um roteiro original de Rupert Everett titulado The Next Best Thing. "Com o cinema nunca se sabe" disse ela com um suspiro. "Em um momento está em cima outro pode cair.....então me afogo nas práticas de yoga pra relaxar. Sou objetiva por que é algo que eu não posso controlar. Para mim é uma autêntica lição de humildade e paciência."

O filme é uma comédia romântica que Madonna se sentiu atraída. "por que traz um tema delicado que é uma forma de família que não precisa necessariamente ser pessoas com vínculos sanguíneos" disse ela. "Na vida real, minha vida gira muito em torno de homens gay. E o filme trata sobre uma mulher, que sou eu, que se apaixona loucamente por seu melhor amigo gay, e tem uma série de relações fracassadas com os homens e quer ter um filho, assim ela tem um filho com seu melhor amigo gay.

A respeito das próprias relações de Madonna com os homens, ela diz que é muito amiga do pai de sua filha, Carlos Leon, e que se dá muito bem com um jovem diretor de vídeos. Mas ela não quer falar sobre isso.

"O que ocorre é que, cinco anos depois deles criarem o filho e viverem juntos, ela se apaixona por outro homem, heterossexual." disse ela.

Uh oh.

"Tem um final feliz," responde rapidamente. Com uma saúde fabulosa (e sua fortuna está ao redor de 250 milhões de dólares), Madonna e sua filha levam uma vida um pouco convencional perto de sua família (seus irmão sempre a visitam), amigos e diversos guarda-costas. "Levo as pessoas que eu amo comigo aonde vou". São as pessoas que mais me conhecem, e não são necessariamente meu parentes....Levo uma vida agitada." Disse com uma risada, " Como a de uma gueicha"

Tradução: Jonny Erdmann